O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUIM) é fruto do esforço do Departamento de Química (DEQUI) do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB), criado em 2014 com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas em Química na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), oferecendo o Curso a nível stricu sensu de Mestrado em Química.
O PPGQUIM tem como Missão formar profissionais de excelência em química, promover a inclusão social e contribuir para o desenvolvimento, interação e integração regional. Com foco na formação de recursos humanos, o programa busca desenvolver habilidades técnicas e científicas em seus discentes, preparando-os para atuar de forma ética e transformadora na sociedade. Ao se estabelecer em uma cidade interiorana, o PPGQUIM garante o acesso de discentes de vulnerabilidade social ao seu programa, pertencentes à região dos inconfidentes e regiões próximas, contribuindo para o desenvolvimento, integração e interação regional.
O Programa visa alcançar a excelência em pesquisa científica e tecnologia na área de química, consolidando-se como referência regional, nacional e internacional para atendimento das demandas da sociedade, seguindo os seguintes Valores:
- Busca pelo desenvolvimento de pesquisa científica de qualidade;
- Ética e integridade;
- Formação de profissionais crítico-reflexivo;
- Valorização da Interação universidade-sociedade;
- Valorização da diversidade, inclusão e responsabilidade social;
O Programa apresenta uma infraestrutura adequada à formação de discentes de pós-graduação, contando com um quadro de docentes altamente qualificados, atuando nas seguintes Linhas de Pesquisa:
- Análises de traços, Química Ambiental e Análise Multivariada de Dados;
- Química de Materiais e Termodinâmica Química;
- Química de Substâncias Biologicamente Ativas;
- Síntese Inorgânica e Catálise.
O Programa é estruturado para oferecer uma formação diversificada e atualizada, englobando disciplinas de formação geral e específica nas quatro grandes áreas da química. A estrutura curricular do PPGQUIM é composta por disciplinas, seminários, estágio docência e atividades, com uma distribuição estratégica de créditos de modo que os alunos de mestrado deverão cursar um mínimo de 18 créditos ao longo do programa. Os discentes do Programa têm a possibilidade de aproveitar disciplinas cursadas em outros PPGs, principalmente da UFOP, desde que aprovado pelo colegiado com base na relação entre a ementa da disciplina cursada e área de atuação/linha de pesquisa em que o discente está inserido. Essa dinâmica de permitir que alunos cursem disciplinas em outros PPGs é possível graças ao caráter multidisciplinar das pesquisas desenvolvidas no PPGQUIM, permitindo que os alunos explorem diferentes áreas do conhecimento e ampliem seus horizontes, aprimoramento a sua formação e promovendo o intercâmbio de ideias e a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento. O PPGQUIM incentiva a participação dos alunos em atividades complementares, como seminários, cursos, congressos e trabalhos de campo em outras instituições nacionais. Essa iniciativa visa ampliar a experiência acadêmica e a formação profissional dos mestrandos.
De acordo com a estrutura do programa, o discente deverá realizar o Exame de Qualificação até o 13º mês após a matrícula no curso. O Exame consiste na apresentação formal do projeto de pesquisa pelo discente, seguida de arguição por uma banca examinadora, norteada pelas diretrizes estabelecidas pelo Programa. A Defesa de Dissertação deverá ocorrer, idealmente, até o 24º mês após o início das atividades do discente no curso. Para se submeter à Defesa, o discente deve ter cumprido todos os créditos e atividades previstos na Estrutura Curricular, apresentando coeficiente médio mínimo de 'C' (igual ou superior a 7). Após aprovação, o discente deverá entregar à secretaria o comprovante de submissão, aceite ou publicação de um artigo científico decorrente do trabalho de dissertação, como um dos requisitos para a obtenção do título de mestre. O discente que não concluir o curso dentro de 36 meses será desligado do Programa.
O Programa conta com o apoio da CAPES, FAPEMIG e da UFOP para a oferta de bolsas de estudo e recursos para auxiliar os discentes em suas participações em congressos e trabalhos de campo. A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE), responsável por garantir as condições de acesso e permanência na Instituição para estudantes, técnicos administrativos e docentes, oferece programas de assistência estudantil para alunos de pós-graduação. Os programas de assistência são concedidos com base em avaliação socioeconômica e incluem bolsa permanência, bolsa alimentação e moradia estudantil.
SAIBA MAIS