Programa de Pós-Graduação em Quimica
                                                                            Universidade Federal de Ouro Preto

logoPPGMQ

O Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química (PPGMQ-MG) de Minas Gerais teve seu início em março de 2014 e oferece os cursos de mestrado e doutorado em química em diversas regiões do estado de Minas Gerais. Esse Programa Multicêntrico é constituído por Instituições Nucleadoras (UFJF, UNIFAL, UFU) e Associadas (UFOP, UFV, CEFET-MG, UFSJ, UFLA, UNIFEI, UFVJM, UFTM).

O doutorado em Química terá duração de 48 meses e terá como público-alvo alunos mestrandos em Química, Física, Ciências Farmacêuticas, Engenharias, e áreas correlatas. O curso de doutorado do PPGMQ-MG consistirá de uma fase de preparação teórica, constituída de disciplinas obrigatórias, além de um conjunto de disciplinas afins (eletivas).  Os alunos de doutorado terão que, obrigatoriamente, cursar no mínimo duas disciplinas em uma IES Nucleadora. Muitas vezes as disciplinas oferecidas pelas IES nucleadoras são lecionadas via web ou vídeo-conferência facilitando a comunicação e integração dos discentes entre as IES. Durante a integralização dos créditos, o doutorando estará desenvolvendo sua pesquisa para a elaboração da tese, a qual, necessariamente, deverá dar uma contribuição inédita e relevante à sua área de pesquisa.

Docentes da UFOP aptos orientar no PPGMQ-MG

Leandro Vinícius Alves Gurgel

Físico Química Orgânica

Química Ambiental e Bioenergia